quinta-feira, 2 de junho de 2011

Será mesmo um adeus?


Esta temporada foi a última de Walter Smith no comando do Rangers. Não há dúvidas de que ele deixará saudades na torcida dos Hoops, depois de de um ciclo tão vitorioso à frente do banco de reservas da equipe protestante.
Mas há de se destacar que, esta foi a segunda passagem do escocês pelo banco de Ibrox Stadium. A primeira foi no fim da década de 80 e começo de 90, como auxiliar técnico do mítico Graeme Souness. Contudo, em 1990, Souness abandonou o banco dos Hoops e, para substituí-lo, foi eleito o próprio Walter Smith. Por incrível que pareça, a desconfiança não era tanta, já que, ele fez bons trabalhos com as seleções escocesas de base (tanto sub-19 quanto sub-21).
Para provar que era capacitado, ele venceu sete títulos consecutivos, conquistando um recorde nacional e superando o Celtic, que venceu 5 na década de 70.
Contudo, no ano de 1997 ele deixou os protestantes e rumou para o Everton, onde não fez um bom trabalho e só recebeu críticas.
Nisso o Rangers também não havia conseguido um treinador de confiança, tendo apostado em Dick Advocaat, Alex McLeish e Paul Le Guen. Este último, ficou apenas 31 partidas no comando.
Mas, para a alegria de todos, na temporada 2006/07 as coisas voltariam a melhorar em Ibrox, já que Walter Smith aceitou a proposta do clube para retornar.
Na temporada seguinte o clube conquistou apenas uma Scottish Cup, mas conseguiu chegar à final da antiga Copa da Uefa, perdendo para o Zenit (treinado por Advocaat) por 2x0, com gols há poucos minutos do fim da partida.
Já a partir da temporada 2008/09 o Rangers conseguiu novamente conquistar o título nacional, feito que repetiu por três vezes consecutivas sob o comando de Smith, totalizando 10 títulos nacionais na carreira do gestor.
Destaque para esta temporada, que Walter já tinha anunciado que iria sair do clube e gostaria de conquistar o título nacional para encerrar seu ciclo. Contudo, o Celtic, que teve em seu banco de reservas o ídolo Neil Lennon em sua primeira temporada como treinador, não queria deixar que isso acontecesse.
A briga foi muito boa até o fim do campeonato, sendo cada jogo uma decisão e, a partir da derrota dos Bhoys frente ao Inverness CT, parecia mesmo que o título seria dos Hoops. No jogo decisivo, o time de Ibrox goleou o Kilmarnock, em Rugby Park, por 5x1, e acabou ficando com a Taça.
Os Hoops também conquistaram a Copa da Liga, vencendo o Celtic, na prorrogação, por 2x0. Em suma, se o time não se deu bem nos Old Firms desta temporada, acabou vencendo o mais importante, que lhe deu um título.
Dizem que o Rangers da década de 90 era bem mais ofensivo que este. Isso é um fato. Mas deve-se levar em conta que, naquela época, Walter Smith contava com jogadores como Ally McCoist, Stuart McCall, Andy Goran e Mark Hateley, o que tornava uma retranca quase impossível.
Este tricampeonato dos Hoops foi marcado pelo 4-5-1, tendo como variações o 4-2-3-1 e o 4-3-2-1. Até meados desta temporada, o "9" desta equipe era Kenny Miller, mas ao sair para o Bursaspor, as coisas precisavam mudar. A contratação do croata Nikica Jelavic, até então uma incógnita, provou ser sensacional, tanto que o novo atacante do Rangers acabou marcando em praticamente todos os jogos da reta final de temporada.
Na defesa, David Weir e Sasa Papac são uma unanimidade. Vale destacar o capitão Weir que, no auge de seus 40 anos segue tendo boas atuações e passando muita confiança. Quanto à aposentadoria, os torcedores respondem por ele: "Não!".
O meio-campo desta equipe contou, em boa parte da temporada com Edu-Wylde como volantes e uma linha de três meias formada por Ness-Naismith-Lafferty. Destaque para o garoto Jamie Ness, que é muito bom jogador e, a partir de sua lesão, Smith introduziu mais um volante no time, Davis, passando para o 4-3-2-1, ou "árvore de natal".
Outro ciclo que se encerrou nos Hoops foi o de Sir David Murray, acionista majoritário desde 1988. Nesta temporada a maior parte das ações foram para Craig White, que está disposto a pagar algumas dívidas em investir em contratações.
Mas com tudo isso, quem será o substituto de Walter Smith? Será o mesmo Ally McCoist, segundo maior artilheiro da história do Old Firm com 27 gols, e auxiliar de Smith neste tricampeonato.
O nome de McCoist já era especulado desde sua chega ao corpo técnico da equipe e, isso ganhou ainda mais força depois do bom trabalho que veio desenvolvendo ao lado de Walter.
Para a próxima temporada o ídolo dos Hoops terá a sua disposição 5 milhões de libras para gastar em contratações. Ele e White até se reuniram após o termino da temporada e, o novo "dono" do time de Glasgow se mostrou entusiasmado com as aspirações do treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário