domingo, 20 de março de 2011

Rangers vence o primeiro título na Escócia!

Hoje foi decido o primeiro título da temporada na Escócia, a League Cup e quem se enfrentou na final foi nada mais nada menos que a dupla "Old Firm".
E precisou de uma prorrogação para se conhecer o vencedor da competição.
Não há como descrever toda a magia do "Old Firm", vi cada um dos 7 jogos entre as duas equipes nesta temporada como se fosse o primeiro da minha vida e me empolguei muito com todos.
Para o jogo de hoje, os dois times tiveram desfalques muito importardes: pelo lado do Celtic, foi o zagueiro Daniel Majstorovic e pelo lado do Rangers, o garoto Jamie Ness, que faz uma temporada maravilhosa.
Além do mais, Neil Lennon, técnico do Celtic, foi obrigado a ver o jogo das tribunas, já que foi expulso no último jogo entre as duas equipes por brigar com Alan McCoist, auxiliar técnico do time de Ibrox, e pegou uma grande suspensão.
Depois de toda esta polêmica extra-campo, vamos analisar o jogo em si: o time do Rangers começou melhor a partida, principalmente com Lafferty e o único atacante, Jelavic, dando um trabalho enorme para a defesa do Celtic.
Pelo lado dos Bhoys, apenas Baram Kayal e Joe Ledley apareciam no jogo e isso foi um enorme problema. Digo isso porque Kris Commons e Scott Brown, os wingers deste time, não apareceram para jogar e nem auxiliaram na marcação, deixando os dois meias centrais muito sobrecarregados. No ataque, o único que tentava algo era o grego Samaras.
Aos 24 minutos, o volante Steven Davis se aventurou no campo de ataque, coisa incomum no time de Walter Smith, e adentrou a área tranquilamente. Depois que não veio marcação alguma, ele chutou com força e fez a porção azul do Hampden explodir. Vale destacar que no gol, quem deveria ter roubado a bola de Davis era o zagueiro Rogne, substituto de Majstorovic.
A partir daí, o Celtic até tentou atacar, mas com pouca (ou nenhuma) qualidade. E ainda por cima, a defesa do Rangers dispunha de Weir e Papac, uma sólida dupla defensiva.
Por isso, acho que jogando assim, o Celtic poderia ter vencido algum dos times mais fracos da SPL, mas não o Rangers.
Gary Hooper, que deixou dois no último duelo na SPL, não esteve nada bem no jogo e deve receber muitas críticas no decorrer da semana, mas ainda assim, é um bom atacante.
Quando o Celtic finalmente conseguiu chegar com um pouco mais de qualidade, empatou o jogo. Isso aconteceu aos 31', ainda do primeiro tempo: Izaguirre fez um de seus tradicionais cruzamentos pelo lado esquerdo, a bola resvalou na cabeça de Samaras e sobrou para Joe Ledley, que também de cabeça, empatou o jogo.
No segundo tempo, ambas as equipes entraram da mesma forma e o Celtic ainda não conseguia "furar" o bloqueio azul, isso deixou Neil Lennon completamente transtornado.
Mas pouco depois, o irlandês foi obrigado a fazer uma troca que não queria, porque o capitão Scott Brown saiu machucado. Para seu lugar, veio o sul-coreano Ki Sung-Yeung, isso fez com que o time passasse para um 4-3-3, tendo Commons já no ataque.
Isso fez com que os Hoops tivessem ainda mais espaço e se não fosse Mulgrew, que jogou sozinho na defesa, o Rangers venceria no tempo normal.
Depois disso, finalmente o fraco zagueiro Rogne deixou o gramado e entrou Loovens, que até contribuiu um pouco.
Contudo, o placar não se movia mais e aos poucos, foram pintando sinais de prorrogação, para a agonia de ambas as torcidas.
Quando ela finalmente veio, Walter Smith mostrou que sabe armar seu time de forma ofensiva também, algo que me agradou. Ele tirou Lafferty, já esgotado e colocou Vladimir Weiss. Isso fez com que os Hoops passassem a jogar em um 4-3-2-1 que dadas as circusntâncias do Celtic, deu resultado.
O segundo e decisivo gol do Rangers veio ainda no primeiro tempo da prorrogação, quando Jelavic recebeu um lançamento vindo do campo de defesa, ganhou de Loovens na marcação e tocou na saída de Foster. Mas antes de entrar, a bola ainda bateu na trave.
Já para a segunda parte da prorrogação, o Celtic perdeu qualquer formação tática e foi para cima com tudo. Até teve boas chances, mas não as aproveitou. Nisso, o Rangers ainda saía nos contra-golpes, mas com um pouco menos de qualidade.
Só pra constar, no fim da partida Izaguirre ainda foi expulso, mas foi algo que não inferiu em nada no 27o. título do Rangers nesta competição.
Este título não derruba minha tese de que o Celtic é um bom time. Contudo, apenas reforça a de que, apesar de ser um retranqueiro, Walter Smith é um grande treinador.
Só sinto que ele deixará os Hoops ao fim da temporada. Terá sido este o último título dele? Talvez, mas ainda há esperanças de se conquistar a Scottish Premier League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário