quarta-feira, 8 de junho de 2011

Seleção da temporada das ligas de "segundo escalão" europeu

Estou bastante atrasado, mas tive essa ideia muito recentemente e não poderia deixar passar "em branco". Todos estão fazendo suas seleções acerca das grandes ligas europeias, como sempre. Mas eu, como um fanático pelo futebol europeu, faço questão criar minha seleção tendo como base, as ligas de segundo escalão. Mas que se conste, não vou colocar jogadores de ligas como holandesa, portuguesa, francesa e Russa.

No gol, não há como não colocar Andriy Pyatov, tricampeão pelo Shakhtar Donetsk e que tomou apenas 16 gols na temporada. Tudo bem que o sistema defensivo do Shakhtar é sensacional, mas ele foi imprescindível durante toda a temporada. Sempre que exigido, ajudou demais.

Na lateral-direita podem haver vários bons nomes, mas quem me chamou muito a atenção foi o garoto de apenas 19 anos, Mariusz Gogol, do Jagiellonia Bialystok, que começou bem a temporada, mas acabou apenas na quarta colocação. Ainda assim o jovem polonês se destacou muito.

Um dos zagueiros fez parte de uma defesa sensacional, a do Litex Lovech (campeão búlgaro), que tomou apenas 13 gols em toda a temporada. Falo do bósnio Dzemal Berberovic.

Outro zagueiro que não poderia faltar é o veterano escocês David Weir, de 40 anos, tricampeão escocês pelo Rangers. Contudo, o que mais chama a atenção nele é que, suas atuações quase sempre são boas e poucas vezes comprometeu na temporada. Para a alegria da torcida dos Hoops, ele não fala muito em aposentadoria.

Pela lateral-esquerda, há de se mencionar um "rival" de Weir, Emilio Izaguirre, do Celtic. Até a temporada passada não confiava tanto nele, porque ele deixava a desejar na marcação. Com a chegada de Neil Lennon, ele fez, talvez, a melhor temporada de toda a sua carreira.

Na cabeça da área preciso colocar um dos principais "personagens" da temporada, o israelense Maor Melikson, do campeão polonês Wisla Kraków. Melikson é judeu e só aceitou jogar no Wisla porque sua mãe é polonesa, mas, a torcida ultra-conservadora do Wisla chegou a vaiá-lo muitas vezes.
Em resposta ele fez o gol do título da equipe em um derby contra o Cracovia e calou a boca dos ultras poloneses. 

Como meia pelo lado direito do meio-campo preciso colocar o principal jogador do Dynamo Kiyv na temporada, Oleg Gusev, que, mesmo com o péssimo primeiro turno da equipe ucraniana, ele conseguiu destacar-se.

Já pelo lado esquerdo do meio, alguém que me chamou muito a atenção nesta temporada foi o jovem meia Gabriel Torje, do Dinamo Bucaresti, que apesar da quarta colocação de sua equipe na temporada, teve excelentes atuações.

Como "enganche" seria impossível colocar outro nome que não seja o brasileiro Alex, craque e capitão do Fenerbahçe, que terminou a temporada como artilheiro marcando 28 gols e muita vezes, "carregou o piano" desta equipe, apesar da qualidade dos outros jogadores.

No comando do ataque, coloco o malinês Garra Dembèlè, que foi responsável por 26 dos 67 gols marcados pelo vice-campeão búlgaro Lveski Sofia e atravessa uma fase maravilhosa.

Seu companheiro é alguém que sempre faço questão de citar: Burak Yilmaz. O jogador de 25 anos do Trabzonspor decidiu a maioria dos jogos na reta final da temporada e, não fosse ele, seu time não brigaria até a última rodada pelo título da Süper Lig contra o Fenerbahçe.

O técnico desta equipe é o "José Mourinho romeno", Dorinel Monteanu, que foi campeão romeno pelo Otelul Galati (primeiro título da história do clube). Ele sempre quis ter liberdade para trabalhar como um manager, mas nunca havia conseguido, tanto que saiu do comando do CFR Cluj bastante irritado.
Ele encontrou esta liberdade no Otelul e, com uma equipe que contém apenas sete estrangeiros, conseguiu conquistar, surpreendentemente, o título.

*Vale destacar que, fiz uma seleção apenas das ligas que sigo com mais veemência, se quiserem, fiquem à vontade para me contestar, adicionar alguns nomes, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário