domingo, 27 de maio de 2012

Seleção da temporada

Ivaylo Petev.

Assim como na temporada passada, decidi montar a minha seleção. A diferença é que desta vez resolvi fazer isso com certa antecedência. Só relembrando, meu principal critério é o seguinte: estarão no meu XI apenas jogadores de Ligas do Leste europeu que sigo com mais veemência (exceto a Russian Premier League). Portanto, também não vou eleger atletas de ligas britânicas (nem de Andorra!).

Como sabem, encontrar um goleiro seguro no Leste não é tarefa fácil. Sem dúvida alguma foi a posição que mais sofri para selecionar um jogador. Mas consegui. No início da temporada contestei demais a opção de Juande Ramos por Jan Lastuvka em detrimento ao bom Kanibolotskiy no Dnipro. E não é que queimei a língua (mais uma vez)? O tcheco foi titular absoluto ao longo da temporada e fechou o gol. Bom para o time de Dnipropetrovsk.

Na lateral-direita poucos me agradaram tanto quanto o brasileiro Guilherme "Choco" do campeão búlgaro Ludogorets Razgrad. O jovem (22 anos) jogador fez uma temporada maravilhosa e se mostrou mais equilibrado do que qualquer um poderia imaginar. Graças a Ivaylo Petev ele evoluiu muito também na marcação e foi, disparado, o melhor lateral da Bulgária.

Já estamos na 11a. rodada da Belerusan Premier, portanto, consideremos a última temporada. Nesta o BATE Borisov, só para variar, foi campeão. E um dos grandes destaques deste time, sem dúvida, foi o jovem Yegor Filipenko. O zagueiro bielorrusso encerrou com título aquele que acabou sendo um ano estupendo (já que ele ajudou a Bielorrússia a se classificar para os jogos olímpicos). Mas uma coisa é importante ressaltar: por vezes, em 2012, Goncharenko o escalou como volante mais preso à frente da área.

Para acompanhar o bielorrusso escolho um zagueiro ainda não tão conhecido: Gerogi Terziev. O búlgaro, que defende o Chernomorets, chamou demais minha atenção a partir do returno da temporada, quando agarrou com unhas e dentes a chance de ser titular. Além de muito técnico, o defensor de 20 anos tem uma excelente saída de bola, algo que "casou" bem com o estilo de jogo dos Tubarões.

Fechando o sistema defensivo está o eslovaco Patrik Mráz, do campeão polonês Slask Wroclaw. Diferentemente de Guilherme "Choco" ele não é tão completo assim. Contudo, mesmo sendo quase um zagueiro pelo lado esquerdo, jogou demais e foi imprescindível na campanha do Slask.

Agora passamos ao meio-campo. O esquema é o 4-2-3-1. O primeiro jogador do doble pivote foi alguém que me encheu os olhos todas as vezes que o vi: Fabian Ernst. Ainda que o Besiktas tenha terminado 15 pontos atrás do campeão Galatasaray e seu nome figue entre os das decepções da temporada, o experiente  volante alemão foi estupendo e arrancou elogios de todos.

Não precisei pensar muito para eleger o companheiro de Ernst. Oleksandr Aliyev, do Dynamo Kyiv, mostrou uma evolução em relação à temporada passada que chegou a assustar. Poucos esperavam que ele fosse "estourar" desta forma. Pena que suas maravilhosas atuações não tenham garantido o título ao Dynamo, que outra vez foi vice.

Em uma temporada de altos e baixos (mais baixos do que altos que se conste) Catalin Munteanu conseguiu a proeza de manter um bom nível no Dinamo Bucaresti, jogando inicialmente como righ winger e depois como interior, desde que chegou o treinador italiano Dario Bonetti.

No centro da linha de 3 meias escolho, sem pensar, o armênio Henrik Mkhitaryan. Assim como todo o time do Shakhtar, ele começou muito mal e foi evoluindo ao longo da temporada. Lucescu o utilizava  mais aberto pela direita e até como segundo volante, mas dada a sua evolução ele foi adiantado para o centro da linha de 3 e assim terminou a temporada como melhor jogador da Ucrânia.

Tudo bem, já escolhi vários jogadores da UPL. O problema é que não tinha como deixá-los de fora da minha seleção. O último nome da linha de meio, por exemplo, é outro que atua na Ucrânia. Não falo do jovem Konoplyanka, mas sim do brasileiro Taison. A verdade é que ele jogou demais ao longo da campanha e foi fundamental para o Metalist (sensação da temporada).

O derradeiro nome desta atípica seleção joga na Rússia. Não, não estou sendo contraditório. Disse que não escolheria atletas da Russian PREMIER, mas não falei nada sobre a First National League (2a. divisão). O pouco (?) conhecido Ruslan Mukhametshin foi o grande nome do FC Mordovia, que conseguiu o inédito título da segunda divisão russa e, na próxima temporada, estará pela primeira vez na elite do futebol do país. O atacante foi autor de incríveis 31 gols que fizeram sua equipe, nos play-offs, ultrapassar o fortíssimo Alania Vladkavkaz.

Para guiar este time dos (meus) sonhos ninguém melhor que Ivaylo Petev. É muito fácil falar que ele cruzou os braços e só o dinheiro ajudou o Ludogorets a chegar onde chegou. Mas ele tem todos os méritos pelos títulos nacional e da Copa conquistados esta temporada. Ademais, está no Ludogorets desde que o time começou sua ascensão nas divisões inferiores búlgaras.  


Um comentário:

  1. Tudo bem, Gilmar? Eu sou o Pedro do blog Fintas para o Gol, e gostaria de trocar link com você, o que acha? Achei o link do seu blog em um post do blog "Vida que Segue", do Vítor Sérgio Rodrigues, em uma matéria colaborativa sua. Abraço!

    Contato
    contatofintasparaogol@gmail.com

    ResponderExcluir