Elenco comemorando o título. |
Não é nada comum começar um texto falando de um time de futebol intitulado "Herói Nacional". Mas este é um caso especial. Neste sábado (12), o KF Skënderbeu Korçë conquistou seu terceiro título albanês da história, terminando o campeonato um ponto à frente do Teuta.
Ainda não sabem o que "Herói Nacional" tem a ver com isso? Acalmem-se. O nome Skënderbeu é uma homenagem a Gjergj Kastrioti Skënderbeu, conhecido como maior herói da pátria albanesa. Basicamente foi graças a ele que surgiu o sentimento de patriotismo albanês. Em uma saga que muito lembrou a de Vlaad III (o Empalador), ele e seu exército conseguiram resistir ao domínio otomano por cerca de 20 anos.
Seguramente o pior erro o grande Império Otomano na época foi nomeá-lo governador de Sanjak de Dibra. Foi exatamente nesta época (1440) que ele conseguiu organizar um poderoso exército e formou a chamada Liga de Lezhë, que reuniu príncipes montenegrinos e também contou com o apoio de reinos que hoje compõem a Itália. Enquanto ele viveu o nome da Liga de Lezhë foi propagado por todo o mundo, já que as surpreendentes vitórias contra os otomanos não paravam.
Em 1461 ele firmou um acordo com o Reino de Nápoles, que lhe ofereceu proteção e uma certa autonomia. A relação de suserania foi reconhecida por intermédio do Tratado de Gaeta. Neste mesmo ano, Skënderbeu lutou ao lado de Fernando I pela independência do reino. Em 1463 foi nomeado por Pio II comandante-chefe das forças dos cruzados papais, visando também lutar contra os otomanos. Mas o Papa morreu e o exército fracassou.
Skënderbeu morreu em 1468 e com ele se foram as memoráveis vitórias em combate e também todo o prestígio da Liga de Lezhë. A única coisa que se manteve viva foi o patriotismo albanês. Uma forma de retratá-lo foi a criação de um time de futebol cujo nome seria uma singela homenagem a um herói que lutou durante toda a sua vida pela nação.
O KF Skënderbeu Körçe, a rigor, nasceu em 1909 (sendo o time mais antigo da Albânia), mas só passou a adotar este nome em 1925. Para um time tão nacionalista, nada melhor que um nome como este. Em 1930 participou da primeira edição da Superliga Albanesa, que foi conquistada pelo KF Tirana (maior campeão nacional da história, com 27 títulos).
Três anos depois viria sua primeira conquista, mas também de forma apertada. Os Bardhekuqtë abriram vantagem de apenas dois pontos sobre o Vllaznia. O segundo "caneco" foi levantado justamente na temporada passada, quando o time se manteve invicto jogando no Stadiumi Skënderbeu.
Um dos principais nomes deste sucesso todo é, sem dúvida, o do treinador tcheco Stanislav Levý. Depois deste bicampeonato ele colocou de vez seu nome no Hall da Fama da equipe albanesa. O mais curioso foi que ele chegou no meio da temporada 2010-2011 para substituir Shpëtim Duro e conseguiu arrancar o máximo dos jogadores. Enquanto isso Mr. Duro foi tentar a vida no Besa Kavajë, mas acabou rebaixado e desempregado.
Na atual temporada a solidez foi o ponto forte do Skënderbeu. Os Bardhekuqtë sofreram apenas três derrotas na campanha. Ademais, tiveram o melhor ataque (42 gols) e a melhor defesa (17) da liga. Ao contrário do que muitos podem estar pensando, o Skënderbeu não é um time jovem. Alguns de seus principais jogadores, inclusive, têm mais de 30 anos.
Por lá parece que quanto mais velho melhor. É o caso de Daniel Xhafaj. O atacante de 35 anos é disparado melhor nome do time. Marcou 11 gols na atual temporada e é idolatrado pela torcida. O right winger Igli Allmuça, de 32 anos, ainda corre como um garoto e suas jogadas pelas pontas sempre geraram perigo. Só para variar um pouco, o jogador mais criativo do meio-campo também tem mais de 30 ( precisamente 32). Bledi Shkëmbi não pode ser considerado um trequartista à moda antiga, mas tem muita qualidade no passe.
É realmente interessante ver jogadores experientes rendendo tão bem assim. O problema é que na Kategoria Superiore poucos são os jovens atletas que se destacam e, consequentemente, não há uma renovação na seleção nacional. Isso preocupa. De qualquer forma, parabéns ao tradicionalíssimo Skënderbeu por seu bicampeonato e agora temos um encontro marcado na segunda pré-eliminatória da Champions.
Nenhum comentário:
Postar um comentário