sábado, 13 de agosto de 2011

O renovado Sporting


Na primeira rodada da Liga Zon Sagres, o Sporting conseguiu arrancar um empate do Olhanense já no segundo tempo, depois de ir para o intervalo em desvantagem. Ainda assim por todas as modificações que passou em relação às modestas últimas temporadas, dá para acreditar que o time vai tentar brigar pelo título.

Em 2010-2011 foram realizadas eleições no clube e o vencedor foi o empresário Luiz Godinho Lopes. Além de já ter uma ligação com os "Leões", seus planos para "devolver as glórias ao time" pareciam mais plausíveis e menos utópicos que os de outros candidatos.

O resultado da vitória da Godinho Lopes foi mostrado em campo: foram contratados 16 jogadores mais o técnico Domingos Paciência, ex-Braga.

É importante ressaltar que dos 19 atletas que deixaram Alvalade, apenas o chileno Jaime Valdés poderia ser uma peça importante no time montado por Paciência.

Com muitos jogadores de caráter ofensivo, a expectativa era de que o novo técnico armasse um time também ofensivo. E foi exatamente o que aconteceu. Para a partida contra o Olhanense, os "Leões" entraram em campo em um 4-3-3, tendo Jeffren, Djaló e Helder Postiga na frente; no meio-campo estavam Rinaudo (volante), Schaars e André Santos; na defesa, destaque para os dois laterais -João Pereira e Evaldo- que apoiam constantemente. Há de se destacar que Carriço, melhor jogador do Sporting na última temporada, ficou no banco de reservas.
Muitos contestavam o trabalho de Domingos Paciência no Braga porque ele armava o time em um 4-2-3-1 ou 4-3-2-1, sempre jogando em contra-ataques. Mas vale ressaltar que assim o time chegou à uma final de Europa League. De qualquer forma, ele não tinha tantas opções mais ofensivas para colocar aquele Braga para frente, coisa que está fazendo no Sporting.

Durante a maior parte do jogo contra o Olhanense o time de Alvalade manteve a posse de bola e sempre buscou o ataque, pressionando muito o adversário. Em dado momento, a posse de bola chegou a 70%. Schaars e Jeffren merecem ainda maior destaque, por suas grandes atuações.

O gol sofrido pela equipe lisboeta aos 29 minutos não apontou uma grande falha defensiva, apenas a ausência de cobertura e o grande espaço dado a Wilson Eduardo, mas pelo que foi o jogo, os adversários podem tentar os contra-ataques pelos lados contra o Sporting. Principalmente pelo lado esquerdo, já que Evaldo sobe demais, muitas vezes para auxiliar Djaló.

Falando em Djaló, este foi outro que não esteve tão bem assim e acabou sendo substituído pelo espanhol Diego Capel, que entrou bem demais no jogo e acabou sendo uma grande alternativa dos Leões pelo flanco esquerdo. As chances de ele conseguir uma vaga no time titular são enormes.

Helder Postiga que se cuide, pois se continuar perdendo gols assim, Van Wolfswinkel pode tomar seu lugar. O holandês marcou 15 gols na última Eredivisie pelo Utrecht e é um ótimo atacante.

Parece cedo demais para falar em título a caminho do José Alvalade e realmente é, já que este elenco está recém-montado e, apesar de toda a qualidade, ainda falta entrosamento. A verdade é que Domingos Paciência ainda não tem um time titular em mente.

Pese também ter começado empatando (2x2 com Gil Vicente) o Benfica já tinha um grande time e ainda fez ótimas contratações, destaque para o belga Axel Witsel. Entretanto, o grande favorito ao título desta Liga Zon Sagres é o Porto, agora comandado por Vítor Pereira. Os "Dragões" ainda não perderam nenhum jogador em relação à temporada passada e o time é excepcional.

Mas tudo depende de como as coisas se encaminharem no returno da temporada, até lá, os "Leões" já terão ganhado um pouco de "corpo" e deverão incomodar. Já para 2012-2013, este time chegará forte demais tanto para a disputa da Liga Portuguesa quanto para a disputa da Europa League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário