sábado, 16 de julho de 2011

Vai dar Basel de novo?


A Axpo Super League começou este fim de semana e a pergunta que não quer calar é a seguinte: "Quem irá 'bater' o Basel?" Esta pergunta é feita porque o time, além de ser o atual bicampeão, conquistou 6 títulos nacionais nas últimas dez temporadas e novamente é o favorito para esta edição do campeonato suíço.

Em busca de seu 15o. título na história, a equipe comandada por Thorsten Fink conta com veteranos como Alexander Frei e Marco Streller que são referências em campo. Este último, inclusive, tornou-se o novo capitão do Basel, após a saída do goleiro Franco Constanzo rumo ao Olympiacos.

Mas não só os mais experientes chamam a atenção, os garotos também saltam à vista. Principalmente os meias Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka, além do goleiro Yan Sommer, o substituto de Constanzo. Todos estes três vêm de um vice-campeonato europeu sub-21, perdendo para a Espanha na final e esta mesma geração conquistou a Copa do Mundo sub-17 em 2009.

Os reforços trazidos para esta temporada foram relativamente poucos, mas "cirúrgicos". O primeiro foi o zagueiro croata Radoslav Kovac, vindo do West Ham (vale destacar que ele já começou jogando na primeira rodada ante o Young Boys). Também chegaram dois coreanos, um do sul e outro do norte. O primeiro é o zagueiro Joo Ho Park, vindo do japonês Jubilo Iwata. O segundo é o atacante de apenas 18 anos Kwang Ryong Park, que jogava na Suíça mesmo, mais precisamente no Wil, da segunda divisão.

Seus principais rivais na busca pelo título são Young Boys e FC Zürich. Este, por sua vez, foi vice-campeão na temporada passada, terminando com 72 pontos, um a menos que o Basel. Há de se destacar que na temporada 2008-2009 a equipe de Zurique foi campeã nacional.

Em termos de elenco, o Zürich também não se reforçou muito. Na verdade, o time treinado por Urs Fischer está com algumas dívidas e trouxe apenas o meia Milan Gajic, vindo do Grasshoppers.

O Young Boys, que conquistou seu último título nacional há 25 anos,  tem claramente mais condições financeiras que o Zürich e já mostrou isso. O time perdeu poucos jogadores e trouxe ótimos nomes como o atacante Ben Khalifa os meias Nuzzolo e Silberbauer. 

Entretanto, a mudança maior ocorreu no banco de reservas: o bósnio Vladimir Petkovic deu lugar ao suíço Christian Gross. Este, vem de um recente trabalho no Stuttgart, mas o que mais chama atenção é que ele comandou o Basel de 1999 até 2009, fazendo um trabalho excepcional.

Para a alegria dos seguidores da Liga suíça, logo na primeira rodada se enfrentaram Young Boys e Basel, no Stade de Suisse. O jogo terminou empatado em 1x1, mas foi sensacional.

Enquanto os comandados de Thorsten Finck vieram a campo em um 4-4-2 com Xhaka e Shaqiri no banco, o Young Boys foi armada por Gross em um 4-3-1-2.

O time da casa dominou, ao menos a posse de bola, no primeiro tempo e teve poucas chances. A maioria delas saíram dos pés do jovem Ben Khalifa, que obrigou seu companheiro de seleção, Yan Sommer, a trabalhar.

O problema do time amarelo e preto é que os meias abertos pelos lados, Nuzzolo e Degen, estiveram apagados demais. Em compensação, Silberbauer e Farnerud foram mais participativos.

No Basel, apenas Marco Streller, Alexander Frei e Radoslav Kovac se destaram. Ou seja, o time não conseguia nem sequer tocar na bola.

Logo no início do segundo tempo o Basel quis surpreender e conseguiu. Após jogada de Streller, Daogari abriu o placar para os campeões.

Mas a alegria dos comandados de Finck durou pouco, já que, em um contra-ataque o Young Boys conseguiu empatar a partida. Nuzzolo lançou Ben Khalifa, por trás de zaga, que deixou seu companheiro Mayuka em condições de marcar.

A partir daí o jogo melhorou ainda mais e os dois treinadores corrigiram seus erros. Enquanto Gross colocou Moreno Costanzo, Finck fez com que Shaqiri saltasse ao gramado. De qualquer forma, o placar não foi mais mexido.

Em outro confronto, o Sion acabou vencendo o Zürich por 1x0 e nos fez pensar em uma outra possibilidade: a tão comum "zebra". O Sion tem um bom time e hoje conseguiu provar isso, mas será uma tarefa muito difícil pelejar pelo título suíço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário