sábado, 9 de julho de 2011

O trágico fim do Unirea Urziceni


Depois de 57 anos de existência, um título romeno e uma participação na Champions League (goleando inclusive o Rangers) o Unirea Urziceni não existe mais.

E isso tudo por causa da gestão do senhor Dumitru Bucsaru que, ao perceber que nada poderia fazer para "salvar" o clube, acabou vendendo todos os jogadores e abandonando o time. Ainda por cima, deixou uma dívida de 1,5 milhão de euros.

Tudo começou em 2002, quando o mesmo empresário comprou a modesta equipe da cidade de Urziceni com o pensamento de "fazer nascer um grande clube". Em poucos anos, o time foi subindo repentinamente até que chegou pela primeira vez à Liga I.

Na temporada 2006-2007, que foi a primeira do clube na Liga I, foi contratado Dan Petrescu, ex-jogador do Chelsea, para o cargo de treinador. Logo após sua chegada ele já conquistou a confiança do proprietário, dos torcedores e, principalmente, dos jogadores.

Ele constantemente chamava os jogadores de "lobos", pois acreditava que com determinação eles poderiam atingir seus objetivos. O apelido pegou tanto que logo o time passou a ser conhecido como "Lupii Baragan" (Lobos de Baragan).

Já na temporada 2007-2008 o time chegou à final da "Cupa Romaniei" (Copa da Romênia) e perdeu por 2x1 para o CFR Cluj. Mas como disse Dan Petrescu, "esta era apenas a primeira final". Vale destacar que o gol do Unirea foi marcado pelo zagueiro George Galamaz, um dos símbolos da equipe.

Mas o que ninguém esperava era que este time, uma temporada depois da chegar à final da Cupa Romaniei, conquistaria seu primeiro título romeno. E foi exatamente o que aconteceu.

O Unirea Urziceni terminou a temporada com 70 pontos, 3 a mais que o vice-campeão Poli Timisoara. Os comandados Dan Petrescu tiveram também a melhor defesa da temporada (sofrendo 20 gols), o artilheiro do campeonato (Gigel Bucur com 17 gols) e ficaram invictos por 13 jogos.

Na Champions League, o time conseguiu golear o Rangers por 4x1, jogando em Ibrox. E em casa, venceram o Sevilla por 1x0, mas ficaram apenas na terceira colocação do grupo.

Mesmo com chances de brigar pelo bicampeonato em 2009-2010, Dan Petrescu acabou aderindo a outro projeto ambicioso, o do Kuban Krasnodar, que na época estava na segunda divisão russa.

Ainda assim a equipe acabou ficando com um vice-campeonato e já visava outra disputa de Champions. Entretanto, caíram na terceira pré-eliminatória frente ao Zenit St Petersburgo. No play-off da Europa League, perderam para o Hajduk Split.

Em 2010-2011 a história caminhava para ser totalmente oposta, já que Dumitru Bucsaru estava completamente endividado.

Ao perceber que o "fim" estava próximo, a solução que ele encontrou foi vender a maioria dos jogadores de seu plantel. Para se ter uma ideia, não fossem os empréstimos de Steua Bucaresti II e Dinamo Bucaresti II, o time não teria condições de disputar a Liga I.

O rebaixamento parecia inevitável. E realmente foi o que aconteceu. O Unirea foi rebaixado como vice-lanterna, tendo conquistado apenas 25 pontos e 3 vitórias (em 34 jogos).

Exatamente no passado dia 9 deste mês foi anunciado que o senhor Bucsaru abandonou os Lupii deixando ainda uma dívida de 1,5 milhão de euros. Com isso, não houve como registrar o Unirea para a disputa da Liga II.

A prefeitura até que tentou fazer algo, mas a dívida ainda era muito maior do que poderiam cobrir. Assim, o FC Unirea Urziceni deixou de existir.

Um comentário:

  1. Isso é o que acontece no futebol romeno. Em um ano que você está jogando na Liga dos Campeões e no próximo você está relegando ou você não é mais como uma equipe. Era estranho, porque quando Bucsaru começou a vender os jogadores, 6 ou 7 chegou ao Steaua. Mas eu não sei se 2 ou 3 conseguiu ficar na equipe. Brandan, Geraldo e Galamaz. Eles deveriam ser bons jogadores, que ganhou um título aqui, mas quando você vai para o Steaua e há Becali, você esquece como jogar futebol.

    ResponderExcluir