quarta-feira, 4 de maio de 2011

Agora vai, Dynamo Moscou?


Detentor de 12 títulos soviéticos e um dos maiores times da Rússia, o Dynamo Moscou não consegue, já há algum tempo, fazer valer sua tradição dentro de campo, terminando sempre em péssimas colocações.
Só pra constar, o último título nacional foi o campeonato soviético de 1976. Também ganhou uma copa nacional  em 1995, sendo que, nesta época já não alçava os mesmos voos.
Pela expressão da equipe, a década de 90 foi relativamente fraca, acumulando um excesso de terceiros lugares, mas nem sequer um título.
A década de 2000, por sua vez, acabou sendo um pouco pior. Aliás, em 2004, o time conseguiu salvar-se do rebaixamento apenas na última rodada, vencendo o Spartak Moscou. Vale destacar que, estava no comando da equipe o tcheco Jaroslav Gzhebik (primeiro treinador estrangeiro da história do time moscovita), que chegou com muita "pompa", mas nada pôde fazer.
A partir de 2005, tendo Alexei Fedorycehv à frente do conselho administrativo, grandes reforços como Maniche, Koshtinya, Durley e Seitadiris. Mas, com a grande pressão colocada sobre os treinadores e, a constante troca dos mesmos (foram 4 na temporada) pouca coisa mudou.
Já com a chegada de Yuri Semin ao banco de reservas (no meio da temporada) e, ainda com um plantel interessante, o Dynamo terminou o campeonato brigando para não cair. E graças isso, Semin também foi destituído do cargo.
Finalmente falando sobre esta temporada, o Dynamo trouxe o meia bósnio Zvjezdan Misimovic, que só acrescentou a um elenco interessante, que contém Kevin Kuraniy, Voronin, Semshov, Wilkshire, Karyaka, etc.
O atual treinador é Miodrag Bozovic, que tem grande qualidade, mas acabou perdendo para a enorme pressão por títulos. Acabou sendo destituído há alguma semanas após ser eliminado nas quartas-de-final da Copa da Rússia pelo Rostov (perdendo em casa por 2x1).
Na Russian Premier League, o time da capital acabou enfrentando o rival Lokomotiv logo na estreia, e perdeu por 3x2, em um empolgante jogo.
No total, venceu apenas 3 dos sete jogos disputados, tendo sofrido apenas duas derrotas. Mas, acabou empatando com adversários que, tinha a obrigação de vencer, como Terek e Anzhi.
Dentro de campo, o Dynamo atua na maioria das vezes em um 4-3-3, tendo na frente Voronin, Kuraniy e o jovem Smolov na frente. Mas nem com um meio-campo cheio de nomes criativos o time "enche os olhos" quando joga, aliás, para a surpresa de todos, acaba mostrando até certa displicência. À exceção da vitória por 3x1 sobre o Rostov, na Russian Premier League.
Ao término da Bundesliga, cogita-se a chegada do alemão Felix Magath ao banco moscovita. Mas, não adianta trazer um bom treinador se a pressão acabar falando mais alto, assim como ocorreu com Bozovic.
Talvez por não ter um magnata na presidência é que este time sofra mais do que o esperado. Já que, Yuri Isayev não é um "Abrahmovic da vida" e o principal patrocínio é o do banco VTB, que, não tem condições de bancar reforços "galáticos" ao clube.

Um comentário: