quarta-feira, 20 de abril de 2011

Litex Lovech supera grandes como CSKA e Levski Sofia e se mantém invicto na Bulgária.

O time pode não ser tão grande e tradicional como os outros dois já mencionados no título do post, mas está fazendo uma temporada impressionante e caminha para ser campeão invicto da liga búlgara.
Sua fundação se deu em 1921, com o nome de Hissar. Já no fim da década de 50 foi chamado de Osam, nome que perdurou até 1975. Durante este tempo a equipe só frequentou a segunda divisão.
No ano de 1994 é que finalmente aconteceu uma "revolução", a começar pelo nome, que novamente foi mudado. O escolhido foi LEX, que pertencia ao patrocinador.
Com uma "injeção" financeira a equipe laranja conseguiu o vice-campeonato da segunda divisão e, pela primeira vez em sua história chegou à primeira.
Contudo, duas temporada depois viria mais uma vez a queda. Sendo assim parecia que novas mudanças radicais deveriam chegar. A primeira delas foi a eleição do jovem e ambicioso Grisha Ganchev, que assim que chegou tratou de mudar o nome da equipe para Litex Lovech, este último em homenagem à cidade do clube, Lovech.
Sob a regência de Ganchev o time não só foi campeão da segunda divisão búlgara como também foi vice-campeão da Copa da Bulgária, perdendo na final para o Levski Sofia (na ida o Litex venceu por 2x0, mas na volta, tomou 4x1).
Nesta década, o time venceu a copa nacional 4 vezes, em 2001, 2004, 2008 e 2009 ganhando de Velbuzhd, CSKA Sofia (duas vezes consecutivas) e Cherno More, respectivamente.
Seus três títulos nacionais vieram em 1997/98, 1998/99 e 2009/10. Já em competições europeias o time laranja só chama a atenção no cenário nacional, isso porque em 2001, chegou à fase de 1/16 de final da antiga Copa da UEFA, em um grupo que também contava com Longford, Inter Bratislava e Union Berlin.
E jogando contra o Union, o Litex venceu por 2x0, tornando-se o primeiro time búlgaro a vencer uma equipe alemã, na Alemanha.
Hoje, o time é líder absoluto da Vissa Liga, tendo conquistado 56 pontos em 22 jogos e mantendo uma vantagem de 8 pontos em relação ao vice-líder Levski Sofia.
Isso não parece ser uma informação tão interessante, tendo e vista que 8 pontos a 8 rodadas do fim pode ser uma vantagem alcançável. Contudo, o time está invicto na temporada e empatou apenas 5 vezes.
Seu técnico, Luboslav Penev, que inclusive já foi campeão espanhol pelo Atlético de Madrid quando era jogador, acredita que um bom time começa pela defesa. Esta filosofia vem dando muito certo, porque o Litex tomou apenas 9 gols até agora, tendo a melhor defesa da Liga búlgara. Os principais responsáveis por este sólido sistema defensivo são o goleiro brasileiro Vinícius e a linha de quatro jogadores formada por Barthe, Zanev, Berberovic e Nikolov.
Mesmo tendo marcado 39 gols no campeonato seu ataque não aparece com tanto destaque assim, até porque o artilheiro isolado, Garra Dembelé, é jogador do Levski Sofia.
A principal estrela deste time é o meia croata naturalizado búlgaro Nebojsa Jelenkovic, de 33 anos que já atuou mais de 245 vezes com a camisa laranja e é idolatrado em Lovech.
É realmente muito difícil que este time tão regular perca o título búlgaro. Sendo assim, deve estar em uma competição europeia na próxima temporada e é bom ficar de olho porque vai que "pinta uma zebra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário