quinta-feira, 7 de abril de 2011

Assim como na Champions, na Europa League está quase tudo decidido.

Depois dos jogos de ida destas quartas-de-final da Uefa Europa League, vimos que, a maioria dos confrontos já estão decididos, exceto Dynamo Kyiv x Braga.

Depois do "massacre" do Villareal o Porto ainda é o grande favorito?
Como já disse há algum tempo, considero o Porto o candidato ao título da Europa League. Mas, depois da goleada e da atuação impecável do "Submarino Amarillo", passei a ver com bons olhos esta equipe espanhola, mesmo assim, ainda não mudei de opinião.
Não havia como imaginar que este bom time de Michel Preud'homme iria ser pressionado durante quase 90 minutos e não teria reação alguma, ainda mais depois da vitória sobre o PSV, na última rodada da Eredivisie.
Nos primeiros 15 minutos o duelo foi bastante equilibrado, mesmo com o time espanhol tendo Bruno Soriano e Marchena no meio, deixando Cani no banco.
E quando o time da casa finalmente conseguiu entrar no jogo, Cazorla acabou abrindo o placar e isso desestabilizou o Twente, que não conseguia trocar três passes no meio e ainda por cima, tinha Bajrami e Bryan Ruiz nulos em campo.
Ainda no primeiro tempo, Borja Valero e Nilmar já construíram um placar de 3x0. Na segunda parte, o Twente sequer mostrou algum sinal de reação e ainda sofreu mais dois gols. Tudo o Twente acabou "achando" um gol no último minuto com Janko, mas só um "milagre" para salvar os holandeses.
E o Porto coincidentemente goleou o Spartak Moscou por 5x1, com um hat-trick de Falcao García.
Assim como o time espanhol, os Dragões dominaram a maioria do jogo, mas nos primeiros 45 minutos, tiveram uma dificuldade enorme em finalizar as jogadas, graças a Varela e Hulk, praticamente nulos em campo.
João Moutinho ficou sobrecarregado demais no meio-campo, tanto criando jogadas quanto ajudando na marcação e isso não foi nada bom para o time de Villas-Boas. Por isso, se o Spartak tivesse jogado ao menos um pouco do que sabe, poderia ter dado mais trabalho ao adversário, mesmo no Estádio do Dragão.
No fim do primeiro tempo, após uma bela jogada de Alvaro Pereira (que foi praticamente um ponta pelo lado esquerdo), Falcao, de cabeça, fez 1x0 para o Porto.
Para os 45 minutos finais, o time azul e branco finalmente se acertou em campo e Hulk passou a chamar mais a responsabilidade. Parecia uma questão de tempo até que o placar fosse ampliado. E, aos 20 minutos ele foi, com gol de Varela.
Da mesma forma que o Twente, a apatia do Spartak Moscou espantou muito. O time não encaixava contra-ataques nem mesmo pelas costas de Alvaro Pereira e o brasileiro Alex, destaque deste time, pouco se esforçou para sair da boa marcação de Fernando. A única boa chegada do Spartak foi no gol de Kirill Kombarov, mas nisso, o Porto já havia marcado o terceiro gol, com Maicon.
E nos dez minutos finais, o colombiano Falcao acabou de destroçar a equipe de Valerei Karpin, fazendo dois gols e fechando a goleada.
Aguardemos os próximos confrontos, mas é bastante complicado que Spartak e Twente consigam algo na volta, mesmo jogando na Rússia e na Holanda, respectivamente.
Só há de se dizer que, um jogo entre Villareal x Porto será incrível!

Enquanto o Benfica "atropela" o PSV, o Dynamo não sai do empate, jogando em casa
O Benfica de hoje foi o oposto do confronto contra o Porto no fim de semana, e jogando assim, venceu muito bem o PSV.
O time holandês não contava com Toivonen no meio-campo fazendo de Dzsudzsák sua principal "arma". Contudo, o húngaro não conseguiu sequer uma boa jogada pelo lado esquerdo do campo, já que estava muito bem marcado por Maxi Pereira.
Além de anular seu adversário, o time de Jorge Jesus saía muito bem para o jogo, destaque para Pablo Aimar e Fábio Coentrão, "chamando" o jogo no primeiro tempo e Salvio, no segundo.
Ainda na primeira etapa, o Benfica conseguiu abrir 2x0, justamente com Aimar e Salvio o que dificultou ainda mais a situação do time de Fred Rutten.
Não há muito o que comentar acerca do segundo tempo, apenas basta dizer que, assim como Villareal e Porto, o Benfica acabou com seu adversário, e fez mais dois gols.
O que chamou mais atenção, além da apatia do PSV é claro, foi a forma com que os "encarnados" continuaram atacando mesmo com a vantagem no placar, sendo que até o zagueiro Luisão frequentou o campo de ataque.
E assim como Twente e Spartak Moscou, o PSV também conseguiu um gol. Este, veio com Labyad, que acabara de entrar no jogo.
O único duelo que ainda está em aberto é Dynamo Kyiv x Braga, que terminou 1x1. E, mesmo com este empate, a partida não deixou de ser interessante.
O domínio do time ucraniano não é surpresa para ninguém, mas, o que espanta foi a péssima atuação de sua defesa, o que usualmente não acontece.
Tendo Shevchenko no banco, o trio Gusev, Milevskiy e Yarmolenko se destacava demais no jogo e o time português, apenas se defendia com qualidade.
Mesmo assim, após cruzamento de Gusev, pelo lado direito, a bola passou por Kravets e Yarmolenko, de cabeça, fez 1x0.
Com a desvantagem no placar, o Braga foi obrigado a atacar mais, mas fez isso ao "modo Domingos Paciência", ou seja, aproveitando os contra-ataques. Destaque para Paulo César, pelo lado esquerdo do meio, que ganhou todas do lateral-direito Danilo Silva.
O gol de Yarmolenko foi aos 6 minutos de jogo, mas o Braga conseguiu o empate cerca de 7 minutos depois, quando Gusev não conseguiu retirar a bola de sua defesa após um escanteio e mandou contra o próprio gol.
Na etapa final, Shevchenko acabou entrando no lugar de Kravets. Mas, o que ninguém esperava era que o experiente camisa "7" tomaria dois cartões amarelos em apenas 17 minutos.
Esta expulsão prejudicou demais o Dynamo, porque sem um "9" não foi fácil para a equipe ucraniana penetrar no bloqueio do Braga. Este, até tentou seguir com seus bons contra-ataques, mas a defesa do Dynamo havia melhorado e conseguiu evitar a virada portuguesa.
Continuo apostando no time de Yuri Semin, mesmo o Braga tendo mostrado uma consistência enorme e tendo passado pelo Liverpool.






Um comentário:

  1. Como sempre, totalment excelente.
    Não acompanhei a Liga Europa da mesma maneira como a Champions, mas pra mim, Porto e Villareal são favoritos. Não sei definir qual é mais favorito!!
    OS jogos de hoje foram muito bons, e assim como na champions, a maioria já está encaminhado!!

    beijo meu bem
    bom trabalho como sempre

    ResponderExcluir