terça-feira, 29 de março de 2011

"Zebras" nas eliminatórias para a Euro 2012

Como sempre acontece não só na Euro, mas em outras competições entre seleções sempre há aquelas "zebras" que ninguém aposta no começo, mas depois de um certo tempo, chegam até mesmo a assustar com bons desempenhos.

Bielorrúsia e Albânia: será mesmo?


Nestas eliminatórias estamos vendo alguns casos, principalmente no grupo D, onde Bielorrússia e Albânia vêm brigando ferrenhamente por uma segunda vaga. Já que, a primeira, deve ficar mesmo com a França. Mas vale destacar que no primeiro embate desta fase, a seleção de Laurent Blanc perdeu para a Bielorrússia por 1x0 e ainda por cima, jogando em casa.

Assim como as outras seleções de menor expressão que estão se destacando, a Bielorrúsia, de Bernd Stange, também aposta em jovens valores como os meias Sergei Kislyak, Anton Putilo e Sergei Krivets mas não deixa os medalhões de lado, como é o caso do veterano capitão Omelyanchuk, ainda titular absoluto e que mantém as boas atuações.

Já a Albânia, comandada por Josip Kuze, é bem mais conservadora e no time titular, "reinam" os jogadores mais "rodados" assim como Altin Lala, do Hannover. Mas é com estes atletas que a seleção albanesa está na terceira posição do grupo D, com 8 pontos, assim como a Bielorrússia. Sendo que, no último embate, estas duas seleções se enfrentaram e a Albânia venceu por 1x0, com gol de Hamdi Salihi, destaque da seleção até aqui.

Não podemos mencionar as "zebras" e nos esquecer das decepções. Neste caso, temos Romênia e Bósnia. Mas até "salvo" a primeira, porque o elenco que Razvan Lucescu tem nas mãos, não o ajuda muito.
E quanto a Bósnia, essa sim é uma grande decepção. Antes das eliminatórias era tida como a "segunda força" do grupo e mesmo tendo Ibisevic, Dzeko e Misimovic, o máximo que conseguiu até agora foi a quarta colocação no grupo, com 7 pontos.

No grupo F, Israel e Geórgia tentam desbancar as favoritas Grécia e Croácia


Parecia que a vaga ficaria mesmo nas mãos de Grécia e Croácia, a dúvida era qual das duas seleções seria a primeira colocada. Mas, (felizmente) mais uma vez os prognósticos estavam pecando em desconsiderar as seleções mais fracas e isso, está sendo um erro.
A liderança do grupo é da Grécia, que soma 11 pontos. Seguida pela Croácia, que tem 10. Mas logo atrás vem Israel, também com 10 pontos e com uma evolução bastante interessante.

A seleção comandada pelo francês Luis Fernandez pode não ser brilhante ou ter um elenco tão forte quanto o da Croácia, mas sabe se postar em campo e mostrou isso nos dois últimos jogos, vencendo Letônia e Geórgia. Destaque vai sem dúvida nenhuma para Beram Kayal, jogador de meio-campo do Celtic, que faz uma temporada brilhante e como tal,  não poderia deixar de jogar bem na sua seleção. Mas não há como esquecer do bom atacante Buzaglo e do meia Almog Cohen, pilares deste time.

Enquanto isso, a Geórgia, de Temuri Ketsabaia, conseguiu duas vitórias até agora, sendo uma delas, sobre a Croácia e isso fez com que, esta seleção fosse vista com outros olhos. Mas o destaque poderia até ser um pouco maior pela forma inteligente com que jogam, tendo na defesa, seu ponto forte e, acreditem ou não contando com boas atuações de Kakha Kaladze, o capitão.

No meio-campo, o principal nome vem sendo o já experiente Levan Kobiashvili, mas outro que chama muito  a atenção é  Jaba Kankava, que também apresenta uma regularidade muito grande.
Quanto à classificação de ambas, temos Israel em terceiro, com 10 e a Geórgia em 4o., com 9 pontos. Apenas 2 a menos que a líder Grécia.

Montenegro é até agora, a maior das "zebras"?


Até o início desta rodada, a liderança do grupo G pertencia à seleção montenegrina que, em 4 jogos, havia acumulado 3 vitórias e um empate (este, contra a Inglaterra e ainda por cima, em Wembley).
Sob o comando de Zlatko Kranjcar e tendo jogadores como Mirko Vucinic, Simon Vukcevic, Branko Boskovic e Milorad Pekovic esta é mais uma seleção que não tem muito destaque pelos resultados, mas sim pela forma com que estes chegaram: com uma sequência de boas atuações e domínio quase que total dos adversários, mesmo a Suíça, que é conhecida pela forte marcação.
Montenegro é mais uma seleção que não aposta muito em jovens valores e até por isso, foi bastante contestada. Mas depois do marcante empate em Wembley, acrescido aos outros resultados, tudo mudou.
Quanto a Inglaterra, após vencer o País de Gales por 2x0, retomou a primeira posição. Contudo, as duas seleções têm a mesma pontuação, 10. E isso, dá ainda mais esperanças a Montenegro.

Mas e as outras?


Mesmo que não tenham grande ênfase no cenário internacional, me recuso a classificar como "zebras" as seleções de Bélgica, República da Irlanda, Eslovênia, Hungria, Noruega e Dinamarca, pois todas têm jogadores bastante interessantes e suas últimas atuações vêm mostrando isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário