quarta-feira, 16 de março de 2011

Real Madrid e Barcelona se mostram favoritos. Já os times ingleses...

Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Tottenham,Chelsea, Inter, Shakhtar e Schalke 04 avançam para as quartas-de-final de Champions e os espanhois se mostram favoritos ao título.
Sinceramente, não acho cedo demais dizer que já temos ao menos dois favoritos para o título da Champions League, para mim, são Barcelona e Real Madrid.
Favoritos
Apenas três equipes jogaram de forma convincente nos jogos das oitavas: Shakhtar, Real e Barça. Talvez o Chelsea também pode ser colocado pelo primeiro jogo ante o Kobenhavn, mas a segunda partida, não foi o que se esperava.
Barcelona perdeu o primeiro confronto para o Arsenal, mas ainda assim, não jogou tão mal. Creio que tenham sido mais méritos do time de Wenger do que deméritos dos culés.
Já no jogo de volta, houve uma disparidade enorme entre as equipes. Para falar a verdade, foi praticamente ataque contra defesa. Só pra constar, o Arsenal não finalizou uma vez sequer contra a meta espanhola e só chegou ao gol, porque Busquets mandou contra a própria meta.
O Real Madrid apenas empatou na ida. Mas vale ressaltar que encontrou um Lyon que realmente estava disposto a conseguir um bom resultado, em casa.
Me confesso muito decepcionado com o Lyon no segundo jogo. Time totalmente apático e ainda por cima, com uma postura excessivamente defensiva implantada por Claude Puel. Para se ter uma ideia, até mesmo Gourcuff foi um dos encarregados da marcação.
Isso fez com que o Real fosse superior durante a maioria do jogo e o Lyon só finalizou no máximo duas ou três vezes. Até o lateral-esquerdo Marcelo teve muita liberdade e fez um gol.
A surpresa
Só pra constar, o único time que jogou bem nos dois jogos foi o Shakhtar Donetsk: no primeiro venceu a Roma por 3x2 e no segundo, por 3x0.
Vale ressaltar que na ida, o time romanista até esboçou uma reação e fez dois gols, mas isso não tirou o brilho do atual líder da Ukraine Premier, 9 pontos à frente do Dynamo de Kiev.
Mesmo tendo um bom elenco e estando em uma brilhante fase, o time de Mircea Lucescu não tem condições de ser campeão da uma Champions League.
Os times ingleses
Dos três, Tottenham é o que está em um melhor momento, mas também não é um dos grandes favoritos ao título, pese a ter um bom time.
Soube anular as armas do Milan e com brilhantes contra-ataques, venceu o jogo de ida por 1x0. O problema é que no White Hart Lane, os Spurs entraram recuados demais e só não perderam porque Dawson e Gomes estavam muito inspirados.
Já Manchester United e Chelsea, venceram mais não convenceram. Começando pelo Chelsea, o 2x0 no jogo de ida sobre o Kobenhavn com uma bela atuação chegou até mesmo a surpreender, já que a equipe dinamarquesa não é uma "baba". No jogo de volta, os Blues não mantiveram o nível e quase perderam, mesmo assim, passaram.
Manchester United sofreu demais com o Olympique Marselle no primeiro confronto, e encontraram um time que poderia até mesmo vencê-los. Mas não saíram do zero.
No Old Trafford, com o United tendo na defesa dois jogadores reservas, se esperava mais do OM. Mas o que aconteceu foi que os Red Devils saíram em vantagem, logo começo, e o time de Didider Deschamps "misteriosamente" não jogou 50% do que pode para empatar.
Assim, a defesa do Manchester pouco foi exigida. Mas na vez em que foi, Wes Brown mandou contra a própria meta, sua sorte, é que o time de Sir Alex Ferguson já havia chegado ao segundo gol.
Concluindo: Nenhum dos três times ingleses, pelas atuações, têm chances de vencer ou Barça ou Real Madrid. Mas tendem a evoluir (ao menos, eu espero).
Mas e os outros?
Schalke 04 é o time mais "fraco" das quartas-de-final, mesmo tendo o mítico Raul. Ainda mais que, o time demitiu Félix Magath.
Não vive bom momento na Bundesliga e deve se concentra mesmo nela, para que na próxima temporada consiga se "reestruturar"e quem sabe, voltar à uma competição europeia.
É impossível desprezar a Internazionale, atual campeã da Champions e que passou de forma sensacional pelo Bayern Müchen, vencendo o segundo jogo por 3x2. Mas vale ressaltar que o time não apresenta a mesma solidez que tinha com José Mourinho e ainda por cima, a defesa vem falhando muito nas últimas rodadas.
Sneijder não vem chamando a responsabilidade no meio-campo e o papel de "carregar o piano" sobra apenas para Samuel Eto'o.
Pelo time que tem, a Inter pode conquistar o títutlo, mas pelas atuações recentes, só passará das semi-finais caso pegue um time pior, no caso, teria de ser o Schalke.
Espero que lhes agrade está análise dos times e veremos no sorteio de amanhã o que acontecerá. Tenho plena consciência de que estes "pitacos" podem ir por "água a baixo", mas tudo bem!

Um comentário: