sexta-feira, 11 de março de 2011

Oitavas-de-final começam com tudo, até mesmo, desbancando alguns supostos favoritos

Confesso que a competição que mais me deixa contente ao escrever sobre, é a Europa League. Talvez por não ser tão "pomposa" e também apresentar clubes fantásticos nela.
Logicamente seu nível não é o mesmo da maior das competições entre clubes, a Champions League, mas não há dúvidas que de que a Europa League é mítica.
Está na cara que eu não consegui ver todos os jogos, na verdade, apenas deixei de ver Bayer Leverkusen x Villareal e Ajax x Spartak Moscow, mas já me informei acerca deles. Tentarei fazer análises das equipes e já vou indicar meus favoritos também.

FC Porto, depois da vitória contra o CSKA, meu principal favorito ao títutlo.


No jogo ante o CSKA, na Rússia, o time português começou muito mal. Sobretudo em seu sistema defensivo, que geralmente é quase impecável.
O japonês Honda fez um "carnaval" pelo lado direito e Vágner Love teve várias oportunidades de gol.
Isso aconteceu tendo em vista a má atuação de Fernando, que é o volante do time de André Villas-Boas e ficou perdido na marcação. Guarín e João Moutinho não se decidiram, nem atacaram e nem defenderam.
No ataque, a bola não chegava em Falcão García, ainda mais que, Hulk e James Rodríguez pelos lados, mal participavam das poucas jogadas ofensivas.
Aposto que devem estar se perguntando, mas depois disso, porque o Porto ainda é seu favorito ao títutlo? Eu posso lhes responder, falando acerca do segundo tempo da partida. Este sim mostrou a verdadeira face do time azul, que deixou pouquíssimos espaços ao CSKA e foi bem mais incisivo.
Primeiro o time se acertou na marcação, e isso já foi meio caminho andado. Além disso, os meias que já mencionei, Guarín e Moutinho entraram bem mais ligados no jogo, pegando muitas vezes, a defesa russa desprevenida.
Mas não foi só isso que fez o Porto merecer a vitória, no segundo tempo, o CSKA caiu muito de produção e a bola pouco chegou no ataque com qualidade. Dzagoev, um dos destaques do time, fez uma partida muito ruim.
O gol veio em uma bela jogada de Fredy Guarín, que escapou da marcação e chutou de fora. Ainda assim, o time do Dragão mostrava um volume jogo admirável, como vem fazendo na Europa League e no campeonato português, no qual, segue invicto.
Jogando desta forma, e com tropeços de outros clubes, que julgava (a alguns, ainda julgo) em condições para conquistar o título, o Porto se tornou meu principal favorito
.
O Zenit decepcionou ou o Twente é realmente tão bom assim?


Antes das oitavas-de-final, o atual campeão russo, Zenit St. Petesburg era outro time em que apostava demais na briga pelo título da competição continental.
Obviamente tomar 3x0 do Twente, mesmo na Holanda, acabou sendo surpreendente. Não que perder para o bom time holandês (que também está invicto em seu campeonato e ainda  é vice-líder) seja um absurdo, mas pela atuação do time de Luciano Spalletti, foi realmente decepcionante.
O time entrou um pouco mais retrancado do que o normal, deixando apenas Ladzovic no comando de ataque e sempre investindo no experiente Danny e no jovem Ionov, na criação de jogadas. Isso deu certo até que Michel Preud'homme fez com que seu time anulasse esta "arma" russa e também apostasse mais nos contra-ataques.
E foi justamente contra-atacando que o Twente conseguiu fazer dois, de seus três gols. Detalhe, ambos foram em cruzamentos para Luuk de Jong. O outro gol foi marcado por Landzaat, chutando de fora da área.
Cá entre nós, reverter um placar de 3x0 é bastante difícil, mesmo jogando em casa e tendo um bom time, o que é o caso do Zenit.
Se eu tivesse que apostar, não apostaria neste "milagre" e acreditaria na classificação dos holandeses. Até porque, o time da atual temporada é ainda melhor do que o da anterior, e Preud'homme faz um trabalho incrível.

Dynamo de Kiev: apenas uma "zebra" ou conseguirá passar pelo Manchester City?


Não há dúvidas de que o Manchester City (meu último favorito) não jogou nada ante do Dynamo de Kiev. Mas deve-se ter em mente que isso aconteceu porque o técnico Yuri Semin soube armar seu time de forma inteligente, anulando as forças inglesas.
Emerenko Vukojevic e Gusev ficaram praticamente presos no campo de defesa nos primeiros 45 minutos, e isso fez com que Balotelli, David Silva e Kolarov não conseguissem armar as jogadas. Assim, a bola não chegou no bósnio Dzeko. Além do mais, Yarmolenko e Milevskiy atuando pelos flancos, no time ucraniano possibilitaram inúmeras jogadas ofensivas. Em uma delas, Yarmolenko cruzou, e Shevchenko de cabeça, marcou.
Mancini acabou colocando Tévez na segunda parte, mas nada adiantou. Isso porque, acreditem ou não, o Dynamo passou a ser ainda mais ofensivo, dando liberdade para Gusev, que marcou o tento final do jogo.
Não há dúvidas de que 2x0 é uma boa vantagem. Mas precisamos ter em mente que o Manchester City não jogou o que pode em Kiev e poderá sim, reverter o resultado no City of Manchester Stadium.

Com relação aos outros jogos, houveram ainda mais decepções, como por exemplo a do Liverpool, que fez uma partida terrível contra o Braga e acabou perdendo o jogo por 1x0. Não há dúvidas de que o capitão Gerrard faz uma falta enorme, mas os Reds não jogaram absolutamente nada. Joe Cole finalmente teve uma oportunidade e literalmente, jogou-a no lixo.
Outro jogo que surpreendeu muita gente, foi empate sem gols entre PSV x Rangers, na Holanda. Acho que é obvio que o time holandês deixou a desejar, principalmente porque não teve grandes chances no jogo, e poderia fazer isso. Mas Dzsudzsák, Lens e Toivonen, fizeram uma péssima partida.
Não me surpreendeu nem um pouco a "super retranca" armada por Walter Smith, isso aconteceu porque o time não contava com o atacante Jelavic e os fundamentais meias Jamie Ness e Steve Naismith e por isso, ele não postaria os Hoops de outra forma. Ainda creio que o PSV possa passar pelo time escocês, mas precisa fazer uma atuação digna em Ibrox. Porque se não fizer, e o Rangers contar com o retorno de seus jogadores, aposto no time azul.
Sei que foram apenas os jogos de ida, e que na volta, todos os meus "pitacos" e análises podem ir para o espaço, mas ainda acredito que a tônica seja esta mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário