terça-feira, 8 de março de 2011

Bernd Schuster: situação insustentável?

Eu havia prometido uma análise deste time que tem o melhor elenco da Turquia, no entanto, a posição na tabela não condiz com isso. Para ser mais exato, o time é o sexto colocado, com 35 pontos, 8 a menos que o quinto, Gaziantepspor.
O time que começou a temporada como um dos fortíssimos candidatos ao título e até mesmo, uma possível surpresa na Europa League tendo jogadores como Guti, Quaresma, Mehmet Aurélio, Ferrari, Toraman, Ernst e Uysal, e ainda por cima, sob o comando do alemão Bernd Schuster. Mesmo assim, não conseguiu até agora mostar o que dele se espera.
O começo da temporada foi até razoável, obtendo bons resultados, sendo alguns deles, até mesmo goleadas. Destaque para Guti, maestro do time e Holosko no comando do ataque, além de Ferrari e Toraman formando uma forte dupla defensiva.
Mas a partir de dezembro do ano passado as coisas mudaram inexplicavelmente. O time teve o desfalque de Guti por algumas rodadas e caiu bastante de produção. Mas parecia que isso logo iria acabar, já que em janeiro, chegaram os portugueses Hugo Almeida, Simão Sabrosa e Manuel Fernandes.
Contudo, para o desespero da torcida, os resultados não vieram e o todo poderoso Besiktas foi caindo aos poucos na tabela.
Mesmo quando jogava bem, o time não consegue vencer, e isso é inexplicável. Foi exatamente o que aconteceu na última rodada ante o Trabzonspor, quando tinha um jogador a mais e acabou saindo à frente do placar, mas tomou a virada.
Só pra constar, os turcos passaram pela fase de grupos da Europa League na segunda posição, atrás do FC Porto. Mas chegando aos dezesseis-avos-de-final, enfrentaram o ucraniano Dínamo de Kiev e foram simplesmente humilhados. Depois de perderem em casa por 4x1, foram à Ucrânia e levaram 4x0.
Vocês devem estar pensando que depois de tudo isso Bernd Schuster seria demitido, não? Bom, eu pensei a mesma coisa, mas ao que parece, a diretoria ainda banca o alemão.
Se bem que, nesta semana o jornal "Fotmaç" anunciou uma possível negociação com técnico do Palmeiras Luis Felipe Scolari, mas nada foi confirmado.
Para completar, de algumas rodadas pra cá, o time ainda conta com um déficit de jogadores: Quaresma deve voltar só no próximo mês, Sivok e Ferrari estão suspensos. Com isso, Schuster deve lançar no time principal o jovem, e muito promissor, Manisa Atinç, que jogou apenas 11 minutos na Süper Lig, esta temporada.
Sinceramente não sei se há mais clima para Bernd Schuster no time, ainda mais depois dos últimos resultados. Não deixo de me lembrar da situação de Ranieri na Roma, que estava bastante parecida.
Para esta temporada, talvez seja difícil chegar a alguma competição europeia, nem sequer Europa League, mas pelo elenco que tem, deve-se pensar que na próxima temporada, o título será uma obrigação.

Um comentário:

  1. Gilmar,

    Acredita se o Bernd Schuster cair,ele pode pintar no Bayern de Munique?

    ResponderExcluir