segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O que aconteceu, Litex Lovech?

Ele vai ter trabalho, mas deve dar conta.

No começo da temporada fiz uma prévia sobre o que esperar para a Vissa Liga em 2011-2012. Errei em praticamente tudo, exceto no destaque dado ao CSKA Sófia. Não apostava em zebra alguma. No entanto, o líder do campeonato hoje é o Ludogorets Razgrad.

Contudo, o mais imprevisível de todos os acontecimentos foi o ridículo começo de temporada do atual bicampeão Litex Lovech. O time se reforçou bem, trazendo Bernard Itoua, Maxime Jousse, Robert Flores, Wellington Tom e Célio Codó, mas quando a bola rolou para valer, se mostrou um time muito fraco. As quedas tanto na 3a. pré-eliminatória da Champions quanto no play-off da UEL foram até normais. O problema foi a forma com que o time jogou na Liga Búlgara.

Luboslav Penev, até então incontestável, foi forçado a abandonar por várias vezes seu 4-4-2, utilizando algumas outras formações táticas. Mas o principal problema ficou evidente desde a derrota na Supercopa búlgara para o CSKA: a defesa. Durante toda a temporada 2010-2011 o Litex sofreu 13 gols, isso em 30 jogos. Em um total de 15 partidas, na atual campanha, a equipe já sofreu 14.

Nem mesmo o nome de Petar Zanev hoje é incontestável. Essa queda de produção no setor defensivo, para mim, se deu depois da aposentadoria do excelente zagueiro bósnio Dzemal Berberovic. Ele era um dos líderes do time e marcava a diferença na primeira linha de 4. Depois dele, Penev nunca mais pôde confiar em outros defensores.

O fato é que não há como colocar a culpa toda na defesa. O meio-campo, apesar dos bons nomes, está lastimável. Apenas Strahil Popov é um homem de marcação -um primeiro volante. Os outros são mais ofensivos, além de não viverem boa fase. Com a enorme inconstância do já veterano Jelenkovic, quem deveria chamar a responsabilidade é Hristo Yanev. Ele até fez isso em alguns jogos, mas sozinho não conseguiu decidir.

Eu esperava que esta fosse "a" temporada para o garoto Georgi Milanov estourar de vez na Bulgária. Ele é um meio-campista muito habilidoso, que começou a ganhar chances com Penev e vinha evoluindo bastante. Mas do jeito que as coisas estão, acabou fazendo 2 ou 3 boas partidas até agora. Wellington, um dos reforços, até começou bem, mas aos poucos caiu demais de produção. Foi até para o banco (como se isso adiantasse).

Há cerca de 1 mês e meio caiu como uma bomba a notícia de que Luboslav Penev estava abandonando seu trabalho no Litex Lovech para substituir o alemão Lothar Mathäws na seleção búlgara. Para alguns jornalistas de lá, foi simplesmente um meio de sair sem ser demitido. Confesso que também acredito nisso e que esta oportunidade serviu para ambas as partes, já que era muito pouco provável que ele fosse "chutado" pela diretoria do Litex.

Para seu lugar foi contratado o experiente Atanas Dzhambazki, que já rodou por muitos clubes da Bulgária, mas nunca parou por mais de anos 3 em qualquer um deles. Apesar de tão "rodado", não é um treinador que me agrada bastante. Me parece que o time precisa mesmo respirar novos ares, por isso acredito em uma súbita melhora.

Mas as mudanças não pararam por aí. Nos primeiros dias se janeiro surgiu o boato de que o ídolo-mor búlgaro, Hristo Stoichkov poderia assumir o Litex. No começo foi um pouco difícil de acreditar, mas após a confirmação da agência de notícias BTA, não restaram mais dúvidas.

Tenho absoluta certeza que a notícia deixou até os jogadores um pouco abalados, sobretudo os búlgaros. Stoichkov não tem muita experiência como treinador, mas se tem alguém que pode tirar algo daqueles jogadores é ele. Como disse no twitter, volto a acreditar até no tricampeonato nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário