sábado, 8 de outubro de 2011

Oj, svijetla majska zoro

O gol de Delibasic jamais será esquecido.

Este título é o nome do hino nacional montenegrino -escolhido pelo parlamento em 12 de julho de 2004- e que com toda a certeza foi entoado madrugada adentro desde ontem, já que a seleção conseguiu se garantir nos play-offs classificatórios para a Euro 2012, após um heroico empate ante a seleção inglesa na capital Podgorica.

O país conseguiu sua independência em relação à Sérvia apenas no ano de 2006 e já tem uma geração fantástica de jogadores, dentre eles: Stefan Savic, Mirko Vucinic, Simon Vukcevic e Stevan Jovetic. Ninguém esperava resultados tão imediatos assim, mas esta seleção já é vitoriosa só de se garantir nos play-offs em um grupo que conta com Inglaterra, Bulgária, Suíça e País de Gales. 

Zoran Filipovic foi o primeiro técnico dos Hrabri Sokoli após a independência, mas não obteve grandes sucessos. Seu sucessor foi experiente Zlatko "Cico" Kranjcar (pai do jogador Niko Kranjcar), que chegou em fevereiro do ano passado. Ele não promoveu uma renovação total no plantel, mas foi notada uma grande diferença no estilo de jogo e na "garra" dos jogadores.

Nas eliminatórias para a Euro foram seis jogos sob seu comando e apenas uma derrota para a seleção galesa, que custou seu cargo. Esta decisão foi muito exagerada por parte do mítico Dejan Savicevic (ex-meia de Crvena Zvezda e Milan), que é o presidente da Federação Montenegrina de Futebol. É evidente que ele e Kranjcar não se entendiam, mas apenas uma derrota não era motivo suficiente para interromper um trabalho tão bom.

Seu substituto foi Branko Brnovic, que estava na comissão técnica montenegrina desde 2007. Logo em seu primeiro jogo, frente à Inglaterra, seus comandados jogaram muito mal e foram engolidos pelos Three Lions no primeiro tempo, chegando a tomar 2x0. Ashley Young estava brilhando demais. Contudo, após uma falha defensiva ridícula da seleção de Capello, o zagueirão Elsad Zverotic descontou.

Brnovic não mexeu na escalação e nem no esquema, mantendo o já tradicional 4-2-3-1, tendo apenas o capitão Vucinic na frente e Jovetic aberto pelo flanco esquerdo. Não sabemos o que ele disse no vestiário, mas deve ter sido algo incrível, porque os Hrabri Sokoli entraram em campo com outro espírito nos 45 minutos finais e pressionaram uma "morta" Inglaterra.

Não vimos uma qualidade como na "era Kranjcar", mas uma vontade impressionante por parte dos jogadores, que empurrados por uma torcida maravilhosa criaram inúmeras chances e colocaram Joe Hart -melhor em campo no segundo tempo pelo lado da Inglaterra- para trabalhar muito.

A situação ficou ainda mais complicada para a Inglaterra aos 29 minutos, quando Wayne Rooney -claramente sem condições de jogo- perdeu a bola para Dzudovic e, na tentativa de recuperá-la, deu um chute na perna do jogador montenegrino, levando um vermelho direto.

A partir daí a pressão foi ainda maior e o gol de empate parecia uma questão de tempo. O clima no Stadion Podgorica era indescritível. Mas o gol mais importante da história de Montenegro até aqui só saiu aos 91 minutos, quando Savic se aventurou pela ponta-direita e cruzou para Andrija Delibasic marcar de cabeça e comemorar juntamente com a torcida que gritava demais.

No final do jogo, os torcedores emocionados invadiram o gramado e foram comemorar com jogadores e até com os ingleses que foram à capital montenegrina. Um destes apaixonados chegou a pegar um pouco do gramado e colocar na mochila, para ter eternamente uma lembrança deste dia histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário