domingo, 25 de setembro de 2011

Um símbolo nacional


O futebol é sem dúvida alguma mais do que um esporte. Através dele é possível se conhecer praticamente tudo sobre um país e até mesmo parar uma guerra. Há poucas semanas eu falava sobre o daguestanês Anzhi Makhachkala que foi comprado pelo milionário Suleiman Kerimov e mobilizou de forma incrível o povo do Daguestão. Mas na Rússia há outro time que também provocou verdadeira comoção de uma população. Falo do Terek Grozny.

O Terek Grozny é um clube checheno pertencente a nada menos que Ramzan Kadyrov, que é o "presidente" da região que há anos luta pela independência. O excêntrico milionário é filho de Akhmad Kadyrov, que também ocupou o cargo há poucos anos atrás.

A família Kadyrov sempre esteve envolta nesta luta pela libertação da Chechênia. Mas vendo que isso não seria tão fácil, acabaram se aliando ao governo russo e conseguiram a maior autonomia possível. Com isso, Ahmad Kadyrov chegou ao poder. Tendo apenas 16 anos Ramzan já havia liderado uma milícia a favor de seu pai, que perseguiu ferozmente quaisquer opositores ao novo governo imposto na região.

O ano de 2004 dividiu as emoções chechenas. Isso porque o presidente foi assassinado, um golpe duríssimo para todos, mas que serviu para mostrar que os rebeldes não estavam brincando. Por outro lado, o Terek conquistou a Copa da Rússia, batendo o Krylya Sovetov na final, e também o título da Russian First Division (2a. divisão) conseguindo o acesso para a Russian Premier League.

As tensões na região eram tantas que o time não podia mandar seus jogos em Grozny, no Sultan Bilimkhanov Stadium. A Russian Premier League só deixou que isso acontecesse pouco antes da temporada 2008 começar. Hoje em dia o Terek manda seus jogos na moderna Akhmad Arena (nome dado em homenagem ao falecido presidente), que foi inaugurada neste ano.

Enquanto o time obtinha sucessos em campo, Ramzan Kadyrov o fazia fora dele. Após chegar à presidência em 2007, ele promoveu uma grande integração do povo checheno -de maioria islâmica- e seguiu combatendo o terrorismo por parte dos opositores. Com este combate, já foi acusado de assassinato e violação dos direitos humanos. Mas estando do lado de Putin e do governo russo nada foi comprovado (ou mesmo investigado decentemente).


Na partida que inaugurou a Akhmad Arena, Kadyrov entrou em campo para a jogar contra as estrelas do Brasil de 2002 e não fez feio, marcando dois gols. Mas a novidade era mesmo o que ele tinha preparado para esta temporada.

Apesar de algumas promessas, ele não fez como Suleiman Kerimov contratando grandes jogadores, mas trouxe um técnico de fama internacional: Ruud Gullit. O holandês seria a primeira estrela da constelação, disse ele, mas acabou parando por aí.

Gullit não se assustou com a possibilidade de atentados e até disse, alguns dias depois, que a Chechênia era um lugar tranquilo como qualquer outro. Contudo, após apenas 5 meses no comando do Terek e conquistando 3 vitórias em 13 jogos, o holandês foi demitido.

Para seu lugar foi anunciado o auxiliar Isa Baytiyev - que trabalha no clube desde 2002 - e de interino passou  a homem de confiança de Kadyrov, tirando ao menos o time da lanterna. O Terek fatalmente irá disputar o play-off contra o rebaixamento, estando na 12a. colocação, mas a confiança na cidade de Grozny aumentou depois da saída de Gullit.

No caso do Terek Grozny um título ou mesmo as competições europeias não estão tão próximas quanto para o Anzhi (a menos que Kadyrov comece a gastar sua fortuna na próxima temporada), mas é interessante ver como este time representa a Chechênia, sendo a verdadeira face da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário