quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Besiktas x Maccabi Tel-Aviv além das 4 linhas


Nesta quinta-feira (15) enfrentaram-se Besiktas e Maccabi Tel-Aviv, na Turquia. A equipe da casa venceu por 5x1 e o jogo foi bastante movimentado e sem grandes polêmicas. Mas a verdade é que os olhos do mundo estavam voltados para fora do campo, graças à crise diplomática que se instaurou entre Israel e Turquia.

Os dois países sempre tiveram boas relações diplomáticas. Contudo, depois da morte de alguns ativistas turcos que tentaram furar o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza no ano passado, tudo mudou. O primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan alegou que Israel não "tem o direito de dominar o Mediterrâneo", fazendo inferência ao bloqueio já mencionado. Além disso, o governo da Turquia exige de Israel não apenas um pedido de desculpas, mas também uma indenização às famílias das vítimas.

Israel, por sua vez, negou este pedido. A partir daí, o apoio a "causa palestina" cresceu demais na Turquia e inúmeros protestos de forte oposição a Israel passaram a acontecer. O principal alvo foi a embaixada no país.

Nem é preciso dizer que isso afeta diretamente o futebol, especialmente esta partida. O Besiktas não é um clube que representa algum "partido" político na Turquia. Mas por outro lado, o Maccabi Tel-Aviv faz parte daquilo que podemos chamar de "direita israelense", sendo o clube mais conservador do país.

Para este confronto, a equipe comandada por Elfasi Jack não contava com 6 jogadores, todos servindo o Tzahal (exército de Israel), já que no país o serviço militar é obrigatório. Estes 6 atletas foram proibidos de viajar à Turquia justamente por estes problemas, o que pareceu uma atitude bastante prudente.

Ainda assim, a delegação do Maccabi Tel-Aviv estava com um certo receio de viajar para a Turquia. Contudo, mesmo com uma certa relutância, o governo turco garantiu segurança à equipe israelense que, felizmente, não encontrou problemas em Istambul.

Dentro de campo foi praticamente um massacre do Besiktas, que logo 3 minutos de partida abriu o placar, com o português Hugo Almeida. A vantagem foi ampliada aos 28', quando o capitão Ricardo Quaresma lançou Hugo Almeida, que outra vez deixou o dele.

No segundo tempo o time israelense até esboçou uma reação marcando um gol no início, com o garoto Roi Kehat, mas Mehmet Aurélio e Korkmaz minaram quaisquer chances dos visitantes marcando, respectivamente, o terceiro e o quarto gol do Besiktas. O quinto veio com Edu, já no fim da partida.

Nesta partida vale destacar a excelente atuação de Ricardo Quaresma que, mesmo não tendo marcado um gol foi fundamental na construção de praticamente todos e está com muita moral por lá, já que estava com a tarja de capitão. O goleador Hugo Almeida também começou a temporada de uma forma arrasadora.

Lembrando que ainda vai haver um jogo em Israel entre as duas equipes e, se ao menos a torcida do Besiktas não é tão radical assim, o mesmo não vale para a do Maccabi Telv-Aviv. Portanto, não será surpresa nenhuma se os torcedores turcos forem impedidos de viajar, quem sabe pelo próprio governo de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário