sábado, 6 de agosto de 2011

Rumo ao tri

Fanática torcida do Litex no jogo da Supercopa.

O campeonato búlgaro já começou e o Litex Lovech desponta como favorito ao tricampeonato, apesar de um começo de temporada meio atabalhoado tanto na pré-eliminatória da Champions quando na Supercopa Búlgara.

Se em toda a última temporada o time comandado por Luboslav Penev sofreu apenas 9 gols (no campeonato nacional), nos últimos três jogos a defesa foi vazada por 8 vezes, o que preocupa.

Nos dois jogos da terceira pré-eliminatória da Champions, contra o Wisla Kraków, o Litex até tentou se impor, mas teve grandes dificuldades e no placar agregado acabou sofrendo 5 gols. Tudo bem que o nível técnico da equipe campeã polonesa é maior, mas se esperava mais dos atuais campeões búlgaros.

Na Supercopa búlgara veio a decepção maior, quando a equipe laranja começou vencendo por 1x0, mas acabou sendo derrotado pelo CSKA Sófia por 3x1. Nisso, deu para notar uma coisa, o "xerifão" Dzemal Berberovic, que se aposentou, fará uma falta enorme à defesa. Para seu lugar foi contratado Josse, junto ao Sochaux, mas será difícil superar o consagrado bósnio.

Chegaram também os atacantes brasileiros Célio Codó e Thiago Miracema, vindos de Sampaio Corrêa e São José, respectivamente. Ambos já estrearam e marcaram gols, contudo, estão longe de ser uma unanimidade.

Dos remanescentes dos outros dois títulos há de se destacar o bom goleiro brasileiro Vinícius, o ótimo left winger Hristo Yanev, o consagrado capitão Jelenkovic e o atacante Stedoslav Todorov. Além disso, o candidato a revelação da temporada é o meia Georgi Milanov, que é "prata da casa" de apenas 19 anos.

Com estes nomes, o Litex Lovech tem, sem dúvida, o melhor elenco da Bulgária e é sim o grande favorito ao título. Os únicos que podem ameaçar o time laranja são os times da capital Sófia.

O principal deles é o Levski, que tirou a invencibilidade do Litex na temporada passada e ainda marcou 3 gols sobre a melhor defesa do campeonato. O problema dos comandados de Ratko Dostanic é que perderam o artilheiro Garra Dembèlè para o Freiburg. Só para constar, dos 67 gols marcados pelo Levski, ele foi o autor de 26. Para tentar compensar a saída do malinês chegaram Simeon Raykov, Ivan Tsvetkov, Sjoerd Ars e Basile de Carvalho. Ambos não passando de apostas.

Voltando a falar sobre a Supercopa búlgara, o CSKA Sófia mostrou que pode vencer e vencer bem o Litex, sendo assim, isso o faz uma das equipes que podem ameaçar os atuais campeões. Pese terem perdido o brasileiro naturalizado búlgaro, Marquinhos, um de seus principais jogadores, o time de Milen Radukanov ainda conta com os atacantes Spas Seleznev, Michel Platini e Junior Moraes, além dos excelentes meias Ianis Zicu, Rumen Trifonov e Todor Yanchev.

É difícil prever qualquer "zebra" para esta temporada, já que na última não houve nenhuma. As três equipes mencionadas terminaram o campeonato nas três primeiras colocações e isso não dá margem para muitas outras equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário