domingo, 28 de julho de 2013

Rangers começa a temporada com goleada

Nicky Law. rangers.co.uk

Neste domingo (28) o Rangers disputou seu primeiro jogo oficial da temporada 2013/14. Os Blues visitaram o Albion Rovers, meteram 4x0 e passaram de fase na Ramsdens Challenge Cup. Destaque para Nicky Law, meio-campista recém-contratado que marcou duas vezes.

Ally McCoist contou com dois dos 8 reforços: Nicky Law no meio-campo e John Daly na frente. Tudo bem que o Albion não ofereceu grande resistência, mas ver o Rangers começando a temporada com o pé direito é sempre bom. Ainda que eu não tenha escrito muita coisa acerca do título da última SFL3, pude acompanhar a maior parte da campanha e, como esperado, o time sobrou. Os dois únicos problemas eram a defesa e a falta de um atacante mais fixo, haja vista o péssimo desempenho do espanhol Francisco Sandaza.

Para resolver as coisas lá na frente McCoist trouxe ninguém menos do que Jon Daly. O atacante irlandês teve uma passagem fantástica pelo Dundee United e sabe-se lá porque o clube não lutou muito para renovar seu contrato. Mesmo não tendo marcado contra o Albion, Daly me passou uma excelente impressão na estreia. Se movimentou bem demais puxando a marcação e levou perigo nas bolas aéreas.

É interessante mencionar também tudo o que girou em torno desta contratação. Grande parte dos sites escoceses disseram que Daly seria o primeiro atleta Católico da República da Irlanda a defender o time protestante de Glasgow. Segundo o site Sport is Everithing isso não é totalmente verdade. O Gers conta no plantel atual com o jovem goleiro Alan Smith, um "prata da casa" que estreou num amistoso contra o Linfield na Irlanda do Norte. A matéria foi um tanto enfática criticando os grandes portais por não falarem de Smith, jogador nascido na República da Irlanda e que fez testes até no Celtic. A dúvida paira quanto a religião de Smith: apesar da crítica feroz, eles não mencionaram se ele é Católico ou não. Inclusive John Gow, jornalista que cobre o Rangers, quando consultado sobre o assunto disse que Daly é o primeiro jogador nascido na República da Irlanda e Católico que servirá o Rangers.

Por curiosidade histórica, os primeiros irlandeses Católicos  -- que nasceram antes da independência -- a defender o Rangers foram Alex Stevenson, Alex Craig e James Lowry McAulay. Quanto ao primeiro Católico a coisa fica mais complicada. Não existe qualquer confirmação oficial. Algumas listas que "pingaram" por aí fazem referência a Pat Lafferty, que vestiu a camisa do Gers em 1886. O problema é que não sabemos ao certo se era ou não Católico. Falando de jogadores mais modernos, Maurice "Mo" Johnson foi um Católico que, sem dúvida, marcou época em Ibrox.

Mas voltando a 2013, outra coisa que me chamou a atenção na partida contra o Albion foi o esquema tático utilizado por McCoist durante boa parte do segundo tempo (mais precisamente até a entrada de Templeton). Primeiro achei que estava ficando maluco. Depois vi que não. Tratou-se de um 4-4-2 com Andy Little e Jon Daly na frente. O mais interessante é que a versatilidade dos jogadores continuou a ser aproveitada.

Na primeira etapa o técnico escocês mandou o já tradicional 4-2-3-1, com Crawford pela direita, Little pela esquerda e Law ou MacLeod no centro da linha de três meias. Para se ter uma ideia o principal homem de marcação era Ian Black, um jogador bastante ofensivo. A tendência que é siga assim. Só gostaria de ver a postura da equipe contra um rival mais forte.

Vontades à parte, melhor parar por aqui. Poderia escrever sobre o Rangers a noite toda, mas aí ninguém iria ler. Quanto às expectativas, acredito que sejam as mesmas da passada temporada: Gers atropelando todo mundo e, quem sabe, uma "zebra". É bom lembrar que agora não existe mais a divisão entre Scottish Football League e Premier. Todas fazem parte da nova Scottish Professional Football League. Na prática o Rangers vai disputar a terceirona --agora com o nome de League One --  do mesmo jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário